Arte Bizantina

20-06-2009 14:48
Arte Bizantina

 

    A arte bizantina está intimamente relacionada com a religião, obedecendo a um clero fortalecido que possui, além das suas funções naturais, as funções de organizar também as artes, e que consequentemente relega os artistas ao papel de meros executores.

    O Imperador sendo o representante de Deus na Terra, é convencionalmente representado com uma auréola sobre a cabeça, é comum encontrar-se um mosaico onde esteja representado com a esposa ao lado da Virgem Maria e o Menino Jesus.

    O movimento Bizantino viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano I ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.

   Mesmo após a queda do Império romano no ocidente em 476d.C., o movimento permanece ainda nas regiões onde floresce a ortodoxia grega, estendendo-se à segunda metade do século XV e grande parte do século XVI. Este movimento chega a atravessar os limites territoriais do império bizantino, incluindo, por exemplo, os países eslavos.

https://usuarios.lycos.es/evergara2/Fotos/Mosaico_Bizantino_Imperatriz_Teodora.jpg

 

https://1.bp.blogspot.com/_elbEcX5p8eA/SHxVVaX5KHI/AAAAAAAAACI/GuAnoGi8JyQ/s320/arte_bizantina.jpg

 

A imagem “https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Arte_bizantina.png” contém erros e não pode ser exibida.

Obrigada pela Visita!! Vá dormir cedo! xD

Crie o seu site grátisWebnode