Impressionismo

29-10-2009 20:16
Impressionismo

 

 

Principais características da pintura:

 * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

 * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

 * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

 

 

Principais artistas impressionistas:

 

 

Oscar-Claude Monet

(1840 - 1926)

Ficheiro:Claude Monet 1899 Nadar.jpg

Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do

ambiente com sua luminosidade.

Principais obras:

 

Ficheiro:Claude Monet 024.jpg

Mulheres no Jardim

 

Ficheiro:Claude Monet 033.jpg

Catedral de Rouen em Pleno Sol

 

 

 

Pierre-Auguste Renoir

(1841 - 1919)

Ficheiro:PARenoir.jpg

Foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas. 

Principais obras:

 

 

https://www.caras.com.br/imagens/16/20080916120000_16_large_renoir.jpg

Baile do Moulin de la Galette

e

La Grenouillière

(sem foto)

 

 

 

Edgar Hilaire Germain de Gas

ou Edgar Degas

(1834 - 1917)

 

Ficheiro:Edgar Germain Hilaire Degas 061.jpg

Sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.
Principal obra:

 

 

https://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/artes/imagens/im_quatrofases/S_Ensaio.jpg

O Ensaio

 

 

 

Obrigada pela Visita!! Vá dormir cedo! xD

Crie o seu site grátisWebnode